EVENTO

DCTA Promove Seminário de Comunicação e Sustentabilidade

Publicada em: 09/08/2012 17:50
Imprimir
Fonte: ACS/DCTA

“A Comunicação e a Sustentabilidade na Era Digital”. Esse é o tema do 1º Seminário de Comunicação Social organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), aberto na manhã do dia 6 de agosto pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann. O evento ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de agosto, com palestras e debates sobre a importância da promoção e implantação de atividades junto ao público interno e externo por parte dos setores da comunicação social da Unidades Militares subordinadas a esse Departamento. O seminário teve como objetivo realizar palestras sobre assuntos estratégicos na área de comunicação social corporativa, além de difundir conhecimento e cultura aeroespacial a todos os participantes e profissionais da área.

No primeiro dia, o seminário contou com as palestras do chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e do Diretor-Geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação no Vale do Paraíba, Cláudio Giordani. Na ocasião, o Brigadeiro Damasceno falou sobre a comunicação social na Força Aérea Brasileira num todo e apontou alguns exemplos de como lidar em situações de crise na organização. Já o diretor da Bandeirantes deu destaque ao mercado publicitário e fez um breve resumo contando a história da rádio e da televisão no Brasil.

A programação seguiu no seu segundo dia com as palestras de Nanci Contarini e Luciana Cunha, Coordenadora de Comunicação e Consultora de Sustentabilidade, respectivamente, ambas da FIBRIA, abordando o assunto: "A Comunicação da Sustentabilidade". A manhã foi finalizada com a palestra marcante da cerimonialista Eliane Ubillús com palestras sobre: "O Cerimonial Como Ferramenta de Comunicação". A tarde da terça-feira foi voltada para a cultura aeroespacial com palestras do Superintendente do Instituto EMBRAER, Pedro Ferraz e da escritora de assuntos aeroespaciais Fabíola de Oliveira, autora de livros como: "Jornalismo Científico", "O Brasil Chega ao Espaço" e "100 Anos de Meteorologia no Brasil".

O terceiro e último dia de seminário foi aberto pela jornalista Letícia Maria, Editora da Revista Lettering, especializada na comunicação corporativa. Letícia palestrou sobre o correto uso das mídias sociais pelas corporações. Na sequência, o Conselheiro da ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Luiz Fernando Brandão, focou no tema “Transparência e Franqueza” - a Receita da Boa Comunicação em Tempos de Incerteza. Na tarde, o Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), Flávio Schimidt, em dueto com Ana Mansour, Consultora em Sustentabilidade Corporativa, enriqueceram os conhecimentos do público com a palestra: “Comunicação e Sustentabilidade” – Construindo Relacionamentos e Resultados".

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados a todos participantes´após a palestra do Professor Manoel Henrique Tavares Moreira, Capitão Especialista da Reserva da Aeronáutica, hoje coordenador dos cursos de jornalismo e publicidade do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), que focou sua palestra no assunto "Assessoria de Imprensa", quando passou um pouco de sua vasta experiência na área de assessoria de comunicação quando na ativa, tanto no extinto CTA, quanto no DEPED, hoje DCTA.

Assunto(s): , ,